Image Map

terça-feira, 29 de julho de 2014

Dica #6: Mary Sue/Gary Stu


*Atualizado*

E aí, minha gente. Tudo bem? Não? É uma pena.

Mary Sue/Gary Stu? Com certeza esses nomes podem não ser tão conhecidos para alguns escritores de fanfics, mas para vários leitores é o nome que define o que mais os afugenta de uma leitura (lê-se fanfiction). Ah, mas não é a fanfic, especialmente, que afugenta o leitor. Na verdade, é algum personagem. Mas qual? Ora, qualquer um que seja tão perfeito ao ponto de irritar.
1. O que é Mary Sue/Gary Stu?
Mary Sue (ou Gary Stu, quando se é utilizado um personagem masculino) é o nome dado para aquele personagem que é perfeito demais. Por exemplo:

·         Tudo para ele/ela SEMPRE dá certo, sem exceções. Não importa se tudo está errado, com ele/ela tudo dará certo;
·       Ele/ela possui uma beleza tão “pelos deuses” que pode lhe faltar um membro que, mesmo assim, todos irão babar;
·         Ele/ela possui as melhores notas mesmo não estudando merda nenhuma;
·         Seu passado sempre é trágico e isso apenas o/a deixa mais encantador (a).

Há vários outros exemplos, mas não posso citar todos, pois são muitos. Bom, mas suponho que tenham entendido o que é uma Mary Sue/Gary Stu, não é? Ótimo!

Utilizarei apenas o nome Mary Sue para definir este personagem em todos os momentos seguintes.
2. "Coincidência" de Mary Sues.
Por que será que toda Mary Sue, sem exceções, possui o mesmo nome que a autora? Mas apenas a aparência e qualidades mudam (quer dizer, elevam e escondem os defeitos quase que inexistentes). Que coincidência, não é? Claro que não.

Há muitos autores que gostam de se colocar em sua própria história onde também há seus personagens preferidos. Ok. Não tem nada de errado nisso. Todos um dia já sonharam em ter aquele cabelo e corpo perfeito, ser atraente de qualquer maneira e blábláblá. É normal se imaginar assim, mas sabe quando o problema começa? Quando você decide postar uma história com um personagem assim para que várias pessoas vejam.

Quando há um personagem real em uma fanfic, a história é chamada de “self-insertion” e muitas vezes é PROIBIDA em alguns sites. Fiquem atentos!
3. Como criar uma Mary Sue.
Atenção: essa parte do post é exclusiva para aqueles escritores que querem escrever sobre uma Mary Sue. Para aqueles que não querem também podem continuar lendo. Minha dica para vocês é fazer tudo ao contrário do que está escrito aqui.

a)      O nome do personagem tem que ser igual ao seu.
b)     Não quer colocar seu nome em sua Mary Sue? Ótimo, então coloque um nome que não seja próprio. É uma grande característica que elas possuem (não estou chamando de Mary Sue TODOS os personagens com nomes não próprios, ok? Ok)
c)      O personagem pode possuir características físicas semelhantes as suas, mas tudo deverá ser ainda melhor. Sem defeitos, ok?
d)     Faça descrições extremamente exageradas sobre ela. Diga que seus cabelos são tão dourados quanto o raiar do sol e tão macios quanto às nuvens no céu.
e)     Sua Mary Sue precisa ser SEMPRE atraente. Coisa difícil concorda? Se sim, não deveria. Afinal, nenhuma Mary Sue precisa se esforçar para receber olhares.
f)      TODOS, SEM EXCEÇÕES, personagens do sexo oposto (abrindo exceções para os homossexuais) devem se apaixonar por Mary Sue no mesmo momento em que seus olhares se cruzarem.
g)     Provavelmente a Mary Sue não sabe que é rica. Mas tudo bem. Alguma hora ela descobre que seus pais (provavelmente falecidos) lhe deixaram uma herança tão grande que ela, seus filhos, seus netos e bisnetos não precisarão trabalhar nunca mais.
h)      Com certeza ela é muito madura para a sua idade. Exerce funções difíceis que só alguém experiente conseguiria exercer com perfeição, mas adivinha? Ela não precisa ser experiente para conseguir isso. Bicha, a senhora é destruidora mesmo.

Esses foram só alguns passos, pois, novamente, tem muitos. Acho que vocês conseguiram tirar uma ideia do que é Mary Sue, certo? E de como fazê-las, certo? Ótimo! Mil Vivas!
4. Tipos de Mary Sues.
Não há apenas UM tipo de Mary Sue, há vários outros (cansativo, muito cansativo). Ok, mas quais são? Vejam abaixo:

Mary Sue clássica: é frágil, doce e delicada. Ela se acha horrorosa, mas mesmo assim atrai olhares. Necessita de um príncipe encantado, cavalgando a cavalo, para protegê-la do mundo. Ah, mas e a história? Com certeza é sobre ela e seus lances amorosos.

Punk Sue: é a mais nova modinha é revoltada, se acha madura o suficiente para mudar o mundo e, provavelmente, usa roupas despojadas, pois não liga para a opinião dos outros. Ah, seus cabelos normalmente possuem mais de uma cor, misturando, principalmente, vermelho com preto apenas para mostrar o quanto ela é “despreocupada” com as opiniões alheias.

Mage Sue: ela pode ser uma bruxa, uma feiticeira, entre outros, mas não importa o que aconteça ela sempre será a melhor. Às vezes ela não sabe de seus poderes, mas logo os descobre, ficando impressionada consigo mesmo (típico) ou então sabe, mas sempre evita se gabar (típico²). 

Warrior Sue: com certeza seu passado é trágico e seu pai, ou é um rei, ou é um chefe deportado. E o que acontece na história? Ela tenta retomar o trono/cargo do pai e tenta restabelecer a ordem no local. Ah, e claro, encontra seu príncipe encantado de armadura.

Misfit Sue: é uma nerd e não, ela não é considerada bonita no COMEÇO da história, pois no meio/final ela recebe um makeover e fica linda, maravilhosa, se tornando imã de vários meninos (todos lindos) que há na cidade em que vive. 

{Créditos: Liga dos Betas}
5. Evite Mary Sues em suas histórias.
Você leu tudo o que está acima ao contrário, mas mesmo assim não sabe como evitar uma Mary Sue em sua história? Ah, a resposta é muito fácil, tanto de cumprir como de responder. Apenas acrescente defeitos a seu personagem.

EX:

·         Deixe-o egoísta;
·         Chato;
·         Mimado;
·         Malvado;
·         Mal educado;
·         Covarde;
·         Burro.

Entenderam a coisa?

Só citei esses exemplos, pois nunca vejo fanfics onde o personagem possui alguns desses defeitos (alguns são burros e outros mimados, mas sempre há riqueza e festas envolvidas em histórias do tipo).

E o post acabou! Espero que tenha ajudado em algo e espero, do fundo do meu coração, que vocês não criem um personagem original com as mesmas características de uma Mary Sue. Obrigada, de nada.

Obs: quer ter certeza que seu personagem não é uma Mary Sue? Então faça um teste clicando aqui (está em inglês).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Design, adaptação do código e codificação por Angel Black © Código base por Ana .