E aí, meu povo? Primeira dica <3 Antes de mais nada, o que estão achando do blog? *-* Véi ;-;
Então, a dica de hoje é sobre como escolher o nome perfeito para a sua fanfic. InteressRado? Clique em Mais Informações e descubra como!
Escolher o nome para uma fanfic não é uma ciência, mas é preciso pensar bastante e não ir com o primeiro nome que lhe vier na cabeça, a menos que este seja um ótimo nome, pô kkkk Há várias maneiras de o fazer, então. Vamos lá?
1. Keep Calm e vá para além da modinha
Esse é o mais simples e o mais comum. Tem a ideia ideal para a fanfic, a sinopse e talvez, quem sabe, o primeiro capítulo escrito, né? Só falta o nome e você não tem ideias, né? Todas sofremos isso. Então, seu primeiro recurso pode ser a música: escolha uma música que combine com sua história e chegou a hora de pegar o nome; você pode pegar o nome da música mesmo ou então um trecho e de uma vez você tem logo uma frase para a fic também. Vê como é legal?
Mas, por tudo o que é mais sagrado, não saia botando nomes de músicas famosas a menos que ela realmente se encaixe na fanfic, ou que a fanfic tenha sido feita em nome da música.
Você não vai nomear de "Let It Go" uma fanfic que fala de uma garota que vê mortos, a menos que essa garota seja uma garota forçada a ser certinha pelos pais e que decide fugir e se revoltar. E você não vai nomear de "Demons" uma história sobre um mauricinho feliz da vida que só pega garotas, a menos que ele seja perturbado devido a problemas passados ou inseguranças. Legal?
Para além disso, modinha enche e, sobretudo, passa. Então não vá nomear de "Wake Me Up" uma fanfic em que Harry Potter faz uma suruba com Snape e Dumbledore só para ter mais reviews, okay? Coerência sempre!
Quer exemplos de como escolher o nome perfeito derivado de uma música? Vamos nessa!
Sinopse: "Incrível como a perda dos pais pode mudar a vida de uma garota. Um grande exemplo disso é Layla Bell, a qual foi tirado tudo. Viveu a maior parte da sua adolescência num colégio, onde passou os piores anos da sua vida. Tinha que aturar filhinhos e filhinhas de papai que implicavam com ela por não ser igual a eles.
Layla começou a cortar-se e a beber, numa tentativa fracassada de aliviar dor. Ela não tinha nada, ninguém que cuidasse dela. Porém, tudo mudou quando o seu avô lhe deu a opção de fazer faculdade, para assim conseguir a sua almejada liberdade, sendo que o próprio a sustentaria até ela se estabilizar. Formando-se na faculdade de artes, Layla conhece Niall Horan.
Layla apenas precisava de alguém que cuidasse dela e ele cuidou dela, tratou-a como nunca tinha sido tratada. Amou-a. E talvez, no fundo, ela o amasse de volta." (Todos os direitos reservados. Fanfic por Angel Black, sinopse por Thaís Monise).
Vamos analisar: A fanfic é sobre uma garota que se corta e bebe, uma garota que perdeu tudo: seus pais e, acima de tudo, sua razão de viver. Ela se sente um nada. De fato, é uma fanfic um pouco dark. Então eu pensei em quatro hipóteses:
- Skyscraper (Demi Lovato)
- Let It Go (Demi Lovato)
- Miss Nothing (The Pretty Reckless)
- We Found Love (Rihanna)
De fato, todas as músicas se encaixam de certo modo. Mas qual se encaixará mais? Vamos por exclusão: ponto um, a fanfic é dark. Excluímos, então, "We Found Love", porque né kkkk Agora, "Skyscraper" é uma música sobre uma garota que sofreu nas mãos dos outros "(...) você pode tirar tudo o que eu tenho, quebrar tudo o que eu sou (...)", o que não é de fato o que acontece com Layla, visto que ela é uma jovem que não foi magoada pelos outros e sim pelo mundo, que lhe tirou tudo o que ela tinha.
Sobre "Let It Go" e "Miss Nothing", como decidir? Bom, a) a primeira é uma música que pode ser considerada mais alegre, b) é sobre uma garota que se revoltou e fugiu e não sobre uma garota que foi impingida a revoltar-se pelo mundo, uma garota que já de si era rebelde e perdeu tudo, c) é famosinha. Véi, n-a-d-a contra, eu amo "Let It Go" e Demi, sério que sim. Mas véi, essa é uma das músicas mais in do ano e você vai encontrar 34346037543064329492346912 fanfics com esse nome.
Prontinho, acho que já percebeu como deve escolher o nome para sua fanfic a partir de uma música, vamos pular para outra né?
2. Clichê é brega. Supere.
Véi, não adianta ter a fanfic perfeita se você não tiver o nome perfeito. Coisas como "Forbidden Love" estão fora de coagitação. F-O-R-A, viu bem?! Isso é clichê, e se você quiser um nome clichê, escolha um decente, véi, não um mais rodado que mulher de esquina!
Você não vai chamar de "Voltando no Tempo" uma história em que Harry Potter e Cia. voltam no tempo, ué! O nome é uma das primeira coisas que o possível leitor repara. Esse papinho de "Não julgue pela capa/nome/sinopse" já passou de história. O povo julga sim, aprenda a viver com isso. Eu não vou ler uma fanfic chamada "Almas Gêmeas" em que a história narra a jornada de um casal que descobre que não pode viver um sem o outro porque suas almas são inseparáveis. E eu não serei a única. Supere.
3. Inglês é ruim, português é pior ainda e estrangeiro é coisa do capeta!
Se você não sabe o mínimo de inglês, você não vai pôr o nome da sua fanfic em inglês, sacou? Repita comigo: "Eu não irei botar minha fanfic em inglês, francês, mandarim
Você não vai nomear sua fanfic de "The Damn Shit", e você sabe porquê? Porque você estaria nomeando sua fanfic de "A M*erda Maldita". E esse é o tipo de coisas que você saberia se soubesse o básico de inglês. ~risos~
E não me venha com papinhos de "Google Tradutor é para isso!" porque véi, eu já vi o Google Tradutor nos seus piores momentos traduzir "He's gay" para "Sua alegria". Ainda não recuperei do trauma.
Outra, nomes em português são suicídio. Calma, calma, eu sei o que você está pensando: "Mas se não posso nomes em português e não sei inglês nem outro idioma qualquer, o que eu faço, Tia Angel?". Primeiro, Tia é seu pai. Segundo, aprenda inglês ué ~risos~. Terceiro, bom, pegue de uma música (existem sites que traduzem músicas por algum motivo). Pode ter certeza que não sairá errado (kkkk). Ou então, desafio você a arranjar um nome português que não seja brega. Não estou dizendo que não os há, mas escolha bem, vá por mim.
E é isso, meu povo. Então, conseguiu seu nome perfeito? :33 Pode deixar sugestões para novos posts, críticas construtivas, elogios (pois sim, #iludida) e chutes por causa de minhas ironias aqui em baixo. Seja feliz U_U
Xx,
Na boa, por que não colocar em português? '-' Há tantos títulos bonitos... "Fazendo Meu Filme", "Apaixonada por Palavras", Minha Vida Fora de Série" (livros da Paula Pimenta <3). Acho que uma história em português, escrita por uma portuguesa (ou brasileira), não deveria ser nomeada em inglês =p
ResponderExcluirEISHEUHE Concordo com você nessa parte :T
ExcluirVéi, eu não disse que não podia. Eu somente disse que se você for escolher um título em português, você deve escolher um decente. Porque há coisas realmente ridículas por aí. Mas acontecem o mesmo com o inglês e qualquer outros títulos, não necessariamente só no português.
ResponderExcluirE eu não disse que você disse que não podia xD
Excluir