“Bella, esse post me ajudará em algo?”. Sim! Acredito que apontando os erros em uma fanfic faz com que o escritor os evite (
Ok, ok. Chega de blábláblá!
Obs: finalizei o post passado (clique aqui) na dica cinco, então neste post começarei pela dica
seis.
6. Substituir o travessão? Não, nunca!
“_ Eu não quero mais
isso! _ gritei com todas as minhas forças enquanto chorava.
...
Beltrana: Você não
presta!” ...
Não há nada, NADA, que me irrite mais do que isso. Poxa, o travessão existe pra quê? Você não pode o substituir por um underline. Por acaso, em qualquer livro, você já viu algum autor utilizar o underline no lugar do travessão? Creio que não.
Ah, também há casos em que a pessoa coloca o nome do personagem, dois pontos e em seguida a frase. Gente, isso é usado em roteiros, ROTEIROS, RO-TEI-ROS, R-O-T-E-I-R-O-S, e caso você não saiba o que são eu explico (quer dizer, a Wikipédia explica):
Roteiros: O roteiro (em português brasileiro) ou argumento ou guião (em português europeu) é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, escrito por um ou vários profissionais que são chamados de roteiristas (argumentistas ou guionistas).
O roteiro ou guião é um documento narrativo utilizado como diretriz para espetáculos de cinema ou programas televisivos.– As coisas clarearam? Está tudo transparente? Ótimo!
Escrever em forma de roteiro não é exatamente errado, mas também não é muito agradável de se ler. Motivo: há vezes em que o nome do personagem acaba sendo lido, sem querer, antes das falas e isso irrita.
Resumindo: não escreva as falas do personagem em forma de roteiro, é irritante. Por acaso você já viu algum livro dessa maneira? Não?
“Mas eu não sei como se usar o travessão”. Eu ensino: vá ao Word (caso você escreva nele), clique em inserir, procure por “símbolo”, clique em “mais símbolos”, depois em “caracteres especiais” e procure pelo travessão caso ele não seja o primeiro a aparecer na tabela. Ou, então, você pode procurar no Google “símbolo do travessão” ou algo do tipo e copiar (ctrl + c) e para usa-lo apenas aperte ctrl + v em seu teclado (
7. "Capítulo merda", "Odiei essa porcaria"...“Notas iniciais/finais: “Ai, não gostei desse capítulo”, “capítulo merda”, “achei horrível”.
Se eu vejo uma fanfic com algo assim eu paro de ler no mesmo segundo. Afinal, se a autora não gostou do que escreveu porque eu gostaria?
Vocês, queridos escritores, precisam largar essa mania de menosprezar o “trabalho” de vocês. Isso é irritante, desanimador e muitas vezes da à impressão de que o autor quer receber elogios meio que forçados. “Mas, Bella, impressão não é tudo”. Claro que é. Pare de acreditar nessas babaquices que algumas pessoas dizem, pois elas só são lógicas em ALGUNS casos, não em todos. E menosprezar o que se faz não está incluído.
Se você não gostou do que escreveu a solução é simples: reescreva. Vai gastar tempo? Vai! Mas, dessa maneira, você ficará satisfeito com o que escreveu? Sim! Então deixe de preguiça e escreva quantas vezes necessárias, não importa se demore, apenas deixe tudo de uma maneira que lhe agrade.
8. "É a minha primeira fanfic", "Peguem leve nos comentários"...PARA! PARA TUDO! E daí se é a sua primeira fanfic? De qualquer maneira você precisa se esforçar o máximo. Há casos em que a pessoa só diz isso por dizer, então tudo bem, mas falar algo assim como se dissesse “oi, essa é a minha primeira fanfic, então eu não sou muito experiente. Ou seja, qualquer erro o motivo é esse” já é pouca vergonha. Não cola!
“Peguem leve nos comentários”. Com licença, você
9. Grosseria e arrogância.Imagina que lindo você, lendo uma fanfic e demonstra a sua opinião em um comentário, sendo super educado (a) e apontando os erros e dando dicas. Mas o que acontece? A autora aparece com dez mil pedras na mão utilizando argumentos como: “você está com inveja”, “se não gostou, não leia”, “saia daqui”, “pare de me xingar”, “eu não sou perfeita então pare de me cobrar”, e blábláblá. Não tem como não se irritar.
Por favor, entendam que, a partir do momento em que você escreve uma fanfic, você passa a ter um pouco de “noção” e sabe que receberá críticas, isso é inevitável. Então pare de grosseria e arrogância, pois isso apenas afastará seus leitores. Ah, e depois não adianta postar nas notas iniciais ou finais algo como: “não estou recebendo tantos comentários como antes”, “acho que perdi alguns leitores, estou muito triste”.
10. Mais links do que palavras.Ok, assim já é demais. O que custa descrever, nem que seja um pouquinho, o que um personagem está usando? Ou a expressão do mesmo? O que custa? Os seus dedos vão cair? Não!
Não coloque links apôs cada palavra em sua fanfic. Apenas faça isso caso o seu objetivo seja:
a) Afastar leitores;
b) Má impressão;
c) Confundir cérebros;
d) Irritar os leitores que tentam “dizer” a seu cérebro para ignorarem a palavra “link”;
e) Todas as alternativas acima.
Caso o objetivo seja algum desses, lhes abro uma exceção e uma porta para aprender a ter vergonha na cara.
Acabou? Acabou!
Essa foi à parte final do “O que NÃO fazer em uma fanfic” e eu espero que levem a sério cada item que disse, pois eles realmente irritam e não devem ser feitos.
Obs: o FW possui uma ask. Você pode pedir sugestões de post (envolvendo as categorias que utilizamos) lá também, é só clicar aqui
Nenhum comentário :
Postar um comentário