Image Map

sábado, 30 de agosto de 2014

Dica #16: Nomes para personagem - Parte 1


Hey, hey, you, you I don't like your girlfriend!

Meu Deus há quanto tempo eu não posto no meu querido FW (eu só sou da staff, mas pra mim o FW é meu querido, porque sim!)? Talvez semanas, ou um mês, nem sei. Só sei que estava sentindo falta (é muito amor, gente).
                          
Tá, tá. Chega disso! Vocês já devem ter percebido (ou não) que eu fiquei um bom tempo sem postar no FW. Não tive nenhum problema nem nada, só estava sem tempo, principalmente agora que entrei pro PD (sim!!!!!). E, cara, estou cheia de ideias pra posts (cheia mesmo, super cheia) e quando puder postarei TODOS!

Tá, tá. Chega disso!² Vamos falar sobre o que interessa, vamos falar sobre a jequiti, os cosméticos das estrelas, vamos falar sobre nome para personagens. Espera! Por que eu quis falar sobre isso? Porque, assim como você que está lendo esse post, eu tenho duvidas sobre qual nome escolher e sei o quanto é difícil e ao mesmo tempo irritante, então eu decidi ajudar todos nós (eu sou uma ótima pessoa!).

Bom, pra começar, eu direi o que necessariamente eu escreverei no post “Como escolher um bom nome para seu personagem”. Não vai ser apenas dicas de COMO escolher, pois eu também darei dicas de nomes e/ou de blogs/sites que contêm vários nomes e sobrenomes (sim, é tudo incluso. Apenas não coloquei no título, pois ele ficaria enorme) que, provavelmente, lhe ajudará.
1. PP europeu, mora na frança e tem nome japonês?
Exagerei no japonês.

O que eu percebo muito lendo fanfics (e olha que eu leio poucas) é que TODOS os nomes são estrangeiros, os personagens são estrangeiros, é tudo estrangeiro. Gente, o que vocês têm contra o Brasil (ou contra Portugal, pois eu sei que há leitores aqui que são portugueses. Por exemplo: a Dri, nossa web-master)?

Ok, gente. Não há nada de errado nos nomes em inglês, francês, árabe, italiano, espanhol, ou sei lá. Eu também sempre utilizo nomes estrangeiros, pois acho mais bonito. “Então por que você está reclamando?”. Antes de tudo, eu não estou reclamando! Essa parte toda aí de cima foi só uma "introdução" da dica, pois, como viram no título (da dica) eu não me importo, não me incômodo e nem nada com nomes estrangeiros ou nacionais. Apenas me incomodo com pp europeu, mora na frança e tem nome japonês.

Não entenderam o que eu quis dizer? Vou tentar esclarecer pra vocês: VOCÊS SIMPLESMENTE NÃO PODEM CRIAR UM PERSONAGEM JAPONÊS E LHE BATIZAR COMO "JUSTIN WILDE". Não há lógica nisso, e muito menos bom senso. E o pior de tudo é que em várias, e é várias fanfics, há casos assim (não tão exagerados, mas vocês entenderam).

Se você quer escrever uma história (ex: na era medieval) precisa pesquisar, afinal, pra tudo é necessário pesquisa. Precisa saber quais eram os nomes mais comuns nesta época e NUNCA, JAMAIS, deve escolher um nome apenas porque ele PARECE ser de tal época. Ele pode parecer, mas talvez não seja.

Ah, e tem outra coisa que eu adoraria falar em especial: se sua história é urbana contemporânea não faz sentido algum você colocar nomes tão exóticos. Qual o problema com nomes comuns? Até porque eu duvido que você encontre alguém chamado Quezoe (sim, eu inventei esse nome) na rua.
2. Saiba pronunciar o nome do seu personagem.
 Não adianta você criar um personagem e batiza-lo de qualquer nome enorme, complicado e que você não consiga pronunciar nem a primeira sílaba. Poxa, isso é muito feio! E, vai por mim, se qualquer leitor descobre que nem o autor de tal fanfic não consegue pronunciar o nome do próprio personagem ele ficará meio que desapontado, às vezes até te achará ridículo (pelo menos eu sou assim).
3. Não escolha nome famosos entre as fanfics.
Por exemplo, a maioria das beliebers já leu Soul Rebel e o nome da personagem principal é Cassidy e o apelido é Caissy (acertei?). Sim! É um nome maravilhoso, mas eu não o usaria de maneira alguma. Por quê? Porque o nome já é conhecido na fanfic Soul Rebel. E eu, imagino que você também, não quer ser comparado com qualquer fanfic por aí.

Leitores gostam de nomes novos, pois assim a história simplesmente parece nova. Por exemplo, em uma fanfic minha (que eu exclui) minha personagem possuía um nome que eu nunca havia visto em fanfic alguma e até recebi um comentário de que o nome que escolhi era novo e muito bem escolhido. Quase vomitei arco-íris de tanta felicidade!

Ah, para finalizar essa dica, vou dá mais uns exemplos pra vocês: em quem você pensa quando ouve/ler o nome Percy? Ou o sobrenome Potter? Ou o nome Hermione? Possivelmente você pensou em Percy Jackson e os olimpianos, ou heróis do olimpo e Harry Potter. Entenderam o sentido da coisa? Certos livros, no caso fanfics, já possuem seus nomes registrados e boa parte de pessoas conhecem tal nome através dessa história, ou então sempre que pensa em tal nome pensa em tal história.
4. Não sabe que nome escolher? Procure na internet.
Se tem uma coisa que mais tem na internet é nomes, dicas de nomes entre outros. Então, se está na duvida de qual nome escolher, procure na internet. Coloque no google o que quer procurar e pronto! Ele já te dar várias opções de sites com listas IMENSAS de sobrenomes e nomes e, caso você as leia, com certeza achará um sobrenome e um nome que se encaixe.

Espera! Vamos fazer de conta que você, mesmo procurando em sites, não conseguiu achar um nome legal. Sabe o que você faz? Inventa! Todos sabem que com certeza alguém inventou nossos nomes e eles acabaram se tornando populares, ou nem tanto, mas, de qualquer forma, foram inventados. Então por que você não pode fazer o mesmo?

“Ok, Bella. Mas como eu faço pra inventar um nome? Não faço ideia.”. Isso é uma tarefa fácil! Procure palavras-chaves que descrevem seu personagem, junte sílabas de quantas palavras-chave achar necessário e pronto! Seu nome está pronto, deslumbrante e é totalmente diferente dos outros. Quer dizer, há casos em que talvez alguém já tenha inventado esse nome e, por mera coincidência, você acha que o inventou, mas não se preocupe. Isso é raro (ou não)!

ACABOU? NÃO! NÃO ACABOU!

Essa foi apenas a parte 1 e, quando puder, postarei a parte 2, ok? Ah, lembrando que não sei quantas partes que esse post terá.

Xx


2 comentários :

  1. Olá !! É verdade, um dos momentos mais cruciais de escrever uma estória é escolher o nome para um personagem .. E assim como a capa, o título e a sinopse os nomes dos personagens são mais importantes quanto o resto, pois é com eles que o leitor irá se identificar e se ele não for com a cara dos protagonistas, não irá nem ler o restante da estória ..
    Adorei o post, ansiosa pela continuação hi hi hi ^.^ Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Por exemplo, não sei se é apenas chatice de minha parte, mas quando eu vejo nomes repetidos em uma história é como se o autor perdesse um ponto comigo (em uma escala que eu faço na minha cabeça, oh céus), mas isso acontece apenas quando o nome aparece em VÁRIAS fanfics do mesmo gênero. Sério, gente. Isso é desanimador!

      Excluir

 

Design, adaptação do código e codificação por Angel Black © Código base por Ana .