Heeeeeeeey, pessoal do meu <3 Tudo lecaaaaaaal com vocês? Sim? Sim? #okay
Para a aula de hoje, trago um tema que certamente é dor de cabeça para muitos vocês (e para nós, leitores, também, acredite ;-;)
Preparados? Perfeito, clique em Mais Informações e vamos nessa!
O ponto final "."
Véi, como uma coisinha tão pequena com um ponto pode dar tantos problemas, mon Dieu! Antes de mais nada, vamos deixar três regrinhas básicas que você precisa saber sobre o ponto:
- O mundo não é feito de pontos (
ou talvez seja haha, mas isso já é artes e não português), então não aja como se fosse. Existem mais sinais de pontuação para além do ponto, então... véi! - Após qualquer sinal de pontuação, há um espaço. Sempre depois, nunca antes. Captou?
- Um ponto é seguido sempre de uma letra maiúscula, meu bem, e com toda a certeza você aprendeu isso no primeiro ano de escola então não venha fingir que não!
Bom, isso são regras bem simples, essenciais para a utilização do ponto final (e não só). Se você não as sabe, bom... Enfim. Continuando, as funções do ponto final, né? Aqui vai:
- O ponto representa uma pausa longa, o final de uma frase – composta ou não. Apresenta uma pausa semelhante à do ponto-e-vírgula e maior que a da vírgula.
A vírgula "," e o ponto-e-vírgula ";"
Ui, agora ferrou, ein? Não! Vamos falar das três regrinhas da vírgula e do ponto-e-vírgula, legal? Vamos:
- Entenda: vírgula não é um bagui que você pode usar a cada dois segundos. Vírgula não tem o mesmo valor que o ponto, logo, vírgula não assume o papel do ponto. Simples assim. Anotou?
- Véi, sempre tem espaço depois da vírgula, assim como do ponto-e-vírgula. Sempre. E por favor, nunca antes.
- A vírgula, assim como o ponto-e-vírgula, é seguida por uma letra minúscula.
E agora vamos falar das funções desse dois bichos de três cabeças:
- Vírgula: a vírgula separa frases, orações, (como você quiser chamar, pô) mas também serve para enumerações. E sabe uma coisa? A vírgula anda sempre de mãos dadas com aquele outro bicho de três cabeças, o "e". Não entendeu? Eu explico: numa lista, a gente faz sempre: "o Joseph, o Max, o Thomas e o Simon". Sempre! Para além disso, a vírgula representa uma pausa curta na narrativa.
- Ponto-e-vírgula: o ponto-e-vírgula tem a mesma função do ponto: apresenta uma pausa longa e marca o final de uma frase. É, porém, uma alternativa ao ponto para não tornar o texto tão repetitivo. Viu que bonitinho?
O ponto de exclamação "!" e o ponto de interrogação "?"
Véi, eu não vou desenvolver esses muito porque se você não sabe usar esses pontos, sugiro então que volte para a escola. O ponto de interrogação denota perguntas e o ponto de exclamações marca frases com sentido imperativo ou exclamativo (animado, irritado,...). Só há uma regra para o ponto de exclamação: não abuse.
Mais uma vez ressalto também que após desses dois pontos há sempre um espaço e nunca antes, assim como letra maiúscula sempre.
As reticências "..."
Véi, eu pessoalmente odeio esse bagui. Eu sempre achei que dá um ar infantil ao texto, principalmente quando mal usadas. Mas aqui vamos nós:
- Marcam uma frase incompleta, inacabada. Podem aparecer no início ou final de uma frase. Quando surgem dentro de parênteses indicam que foi feita uma supressão (corte) de palavras naquele texto.
Não têm regra certa, exceto que reticências é uma sequência de três pontos, sempre. Não dois, não quatro. Três. E mais uma vez, não abuse e não esqueça que depois sempre vem um espaço e nunca antes.
Entendeu isso? Ótimo, agora vamos para a ação!
Exemplo:
"Ser mulher é uma bosta! Acredite em mim, se você é homem e está pensando em mudar isso, não o faça. Entenda: nós temos que suportar todo o tipo de machismo e menosprezo, já para não mencionar as amostras mensais de o que parir um cavalo é.
Ser semideus não é muito mais legal: você tem que acordar cedo para cacete, está sujeito a acertar ou ser acertado com flechas a cada dois segundos e após uma aula de esgrima sempre acaba dorido para cacete. Já para não mencionar que tem que «doar» metade da sua comida – e certifique-se que é a metade mais gostosa – para um idiota (ou uma idiota – dúvida cruel) que não dá a mínima para você, contando ainda com o fato de, em certos casos, você não saber sequer quem esse(a) idiota é.
Pior do que tudo isso, no entanto, é ser uma mulher semideusa. Aí o problema triplica: você está sujeita a todo o tipo de machismo, menosprezo e ainda é obrigada a lutar ao mesmo tempo que está parindo um boi, uma semana por mês. E para quê tudo isso? Para chegar a um ponto em que você vai virar lanchinho de monstro; é inevitável. Desafio você a encontrar um semideus com mais de 25 anos. Nem adiante procurar: você não vai. E sabe quem não liga o mínimo para isso? Os deuses, aqueles para quem na maioria das vezes você sacrifica sua vida sem receber nada em troca. Ai, vida difícil..."
Isto está certo. Agora, isso não está certo:
"Ser mulher é uma bosta acredite em mim. se você é homem e está pensando em mudar isso não o faça. Entenda nós temos que suportar todo o tipo de machismo, menosprezo já para não mencionar as amostras mensais de o que parir um cavalo é
Ser semideus não é muito mais legal. Você tem que acordar cedo para cacete está sujeito a acertar ou ser acertado com flechas a cada dois segundos e após uma aula de esgrima sempre acaba dorido para cacete.já para não mencionar que tem que «doar» metade da sua comida – e certifique-se que é a metade mais gostosa – para um idiota (ou uma idiota – dúvida cruel) que não dá a mínima para você , contando ainda com o fato de , em certos casos , você não saber sequer quem esse(a) idiota é.
Pior do que tudo isso, no entanto, é ser uma mulher semideusa. Aí o problema triplica; você está sujeita a todo o tipo de machismo e menosprezo e ainda é obrigada a lutar ao mesmo tempo que está parindo um boi, uma semana por mês e para quê tudo isso? para chegar a um ponto em que você vai virar lanchinho de monstro... é inevitável. Desafio você a encontrar um semideus com mais de 25 anos... Nem adiante procurar: você não vai... E sabe quem não liga o mínimo para isso....? Os deuses, aqueles para quem na maioria das vezes você sacrifica sua vida sem receber nada em troca. Ai, vida difícil.."
Deu para sacar? Ótimo. Agora, partiu entender isso e escrever fanfics divas. Agora sim, viu? Deixe seu comentário aí em baixo, diga o que achou e blá-blá-blá kkkkk'
Xx,
Nenhum comentário :
Postar um comentário